terça-feira, 5 de agosto de 2008

CLÍNICA MÉDICA

PNEUMONIA É uma processo inflamatório agudo do parênquima pulmonar causado por bactéria,vírus,fungos ou gordura.As bactérias nos primários são causados pelo pneumococo.

BRONCO PNEUMONIA
É quando o processo pneumônico esta distribuído de maneira difusa tendo se originado nos brônquios e estendido para o parênquima adjacente.
Causas: indivíduo debilitado,alcoólatras,desnutrição,exposição ao frio, pacientes acamados por longo tempo, aspiração de alimentos,TCE,infecção anterior (faringite,laringite,amidalite).
Quadro clinico:
- tosse,expectoração sanguinolenta (mucóide-mucopurulenta).- dispnéia-cianose.- taquicardia.- febre (hipertermia),(38.5-40-41°c.- cefaléia,anorexia,mialgia,calafrios.- ausculta (estertores crepitantes e bolhosos)- desconforto sob esternal.- prostração.
Diagnóstico:
- cultura de secreções (hemocultura, antibiograma) e exame radiológico (tórax).- anamnese.- exame físico
Tratamento e cuidados de enfermagem:
- fluidificar e facilitar a mobilização de secreções através de inalação.- nebulização contínua.- hidratação.- administração parenteral,soluções cristalóides ou colóides.- dietoterapia-liquidos,leves,hipercalóricas e hiperproteicas.repouso no leito.- antibiótico terapia, analgésicos.- mudanças de decúbito.- exercícios respiratórios.- quadro de agitação psicomotora.
Complicações:
- arritmias cardíacas.- choque toxinfeccioso.- parada cardíaca.

Edema Agudo de Pulmão
Se refere a presença de excesso de fluido no pulmão,quer nos espaços intersticiais ,quer nos alvéolos.Costuma acompanhar na insuficiência ventricular esquerda aguda.obs:o edema agudo do pulmão constitui uma verdadeira emergência médica e enfermagem pois representa uma afecção com risco de vida.

Causas:
- doenças cardíacas: insuficiência ventricular esquerda aguda, infarto do miocárdio, estenose aórtica, doença grave da válvula mitral, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva. - sobrecarga circulatória: transfusões e infusões.- hipersensibilidade medicamentosa: alergia e envenenamento.- lesões pulmonares: inalação e fumaça, choque do pulmão, embolia ou infarto pulmonar.- lesões do sistema nervoso central: apoplexia, traumatismo encefálico.- infecções e febre.

Quadro clinico:
- tosse e agitação durante o sono( sintomas premonitórios).- dispnéia grave e ortopnéia.- tosse com quantidade variável de saliva e espumosa, branca ou rósea.- grande ansiedade e pânico.- respiração ruidosa- sibilos respiratórios, expiatórios e estertores bolhosos.- cianose com sudorese intensa.- veias do pescoço distendidas.- taquicardia.- confusão mental.- hipertensão arterial.

Tratamento e cuidados de enfermagem
Objetivos: Melhorar a oxigenação e a ventilação, reduzir a congestão pulmonar.
- medicações ansiolíticas e diazepan,diempax.- coloque o paciente em posição sentada, cabeça e ombros levantados, pés e pernas para baixo, para favorecer a retenção do sangue nas porções declives do corpo pelas forças gravitacionais, para diminuir retorno venoso.- se o edema pulmonar for causado por acidente cerebral, ou se ocorrer na vigência de insuficiência pulmonar crônica ou choque cardiogênico, estará contra indicado o uso de morfina.- fique atento para o aparecimento de depressão respiratória intensa.- forneça oxigênio em altas concentrações, para aliviar a hipóxia e a dispnéia, conforme prescrição médica.- ficar atento para queda de pressão arterial.- ficar atento para sinais de obstrução urinaria nos pacientes com hipertrofia prostática.- controle de gasometria.- suporte psicológico.- anotar tudo na papeleta do paciente.

DPOC
Asma Brônquica: apresenta uma hiper-reatividade das vias aéreas a diversos agentes.

Fatores desencadeantes:
- inalação de alérgeno- pó domiciliar (ácaro).- exercícios físicos.- infecção por vírus ou bactérias.- emoção.- aspirina.- tabagismo.- ar frio, poluição,perfumes.- alergentes.

Sintomas:
- dispnéia, cianose, chiado, fadiga, hipóxia, edema,perda de peso, fraqueza.

Tratamento e cuidados de enfermagem:
- apoio psicológico (administrar broncodilatadores, expectorantes, iodeto de potássio, corticosteróide comprimido, prednisona via oral ou injetável, cortisona( hidrocortisona), ação rápida tudo quando for prescrito pelo médico)- inalação.- decúbito posição de fowler.- sinais vitais.- observar respiração freqüentemente.- ambiente arejado, limpo e calmo.- acompanhar e anotar aceitação alimentar.- higiene bucal e corporal.- afastar produtos químico (alérgeno).

Enfisema Pulmonar
Aumento dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal, acompanhados de destruição.

Causas:
- tabagismo, infecções das vias aéreas, poluição atmosférica, genética.

Sintomas:
- tosse, expectoração, hipóxia, dispnéia, anóxia.- dificuldade de deambular.

Tratamento e cuidados de enfermagem:
- broncodilatadores( aminofilina, efedrina).- fluidificantes- xaropes, iodeto de potássio.- antibióticoterapia (penicilina, ampicilina, tetracielinas).- oxigenoterapia.- inalação.- sedativos.- corticosteróide.- sinais vitais.-higiene bucal e corporal.- anotar aceitação alimentar.- auxilia-lo, se necessário na deambulação.- ambiente calmo e arejado.- orientar a expelir secreções, anotar na papeleta aspecto das secreções e qualquer alteração do quadro.- medicar conforme prescrição médica.

Bronquite
É uma síndrome clínica caracterizada por tosse crônica com expectoração, mucosa ou mucopurolento.

Sinais e sintomas:
- tosse seca, mais tarde produtiva, irratativa, desconforto retroesternal.- roncos e sibilos difusos.- escarros ( mucosas e mucopurolento)- cianose, dispnéia, febre e calafrios são raros.- anorexia.

Fatores desencadeantes:
- produtos químicos.- forma de poluição atmosférica as infecções etc...- alimentos - ex: crustáceos.

Tratamento e cuidados de enfermagem:
- apoio psicológico.- expectorantes.- antibióticos.- broncodilatadores.- inalação, nebulização.- corticosteróide.- oxigênio.- evitar umidade, frio.- evitar ambiente poluído- tabagismo.

ICC- Insuficiência Cardíaca Congestiva:
É a incapacidade do coração em bombear a quantidade necessária de sangue oxigenado para suprir a necessidade do corpo.

Causas:
causado pela estenose e o estreitamento da aorta lado esquerdo.

Quadro clinico:
- dispnéia aos esforços.- tosse seca improdutiva e geralmente acorre á noite.- fadiga.- insônia.- taquicardia.- inquietação, agitação.- edema de tornozelo.- distensão das veias do pescoço.- anorexia e náuseas.- nictúria.- fraqueza.

Tratamento de enfermagem:
- objetivo diminuir a carga cardíaca e melhorar desconforto.- manter repouso relativo ou absoluto conforme estado geral do paciente.- repouso em posição semi- elevado.- administrar O2 na fase aguda.- controlar sinais vitais, constantemente.- observar aparecimento de cianose e notificar enfermeira e médico.- dieta pobre em sódio.- proporcionar sono tranqüilo.- orientar o paciente para alimentar-se com calma e lentamente.- pesar diariamente.- fazer controle hídrico diariamente.- administra medicação prescrita, observar complicações ao administrar digitálicos.

Flebites ou Tromboflebite

Flebite: é uma inflamação das paredes de uma veia.

Tromboflebite: é uma infecção na qual se forma um coágulo numa veia, em conseqüência de flebite ou devido á obstrução parcial da veia.

Causas:
- ficar sentado muito tempo.- traumatismo da veia: pode ser trauma direto com injeção EV, cateteres de demora.- prolongamento de uma infecção dos tecidos que cercam o vaso.- pressão contínua de um tumor.- atividade excessiva numa pessoa normalmente sedentária.- hipercoagulabilidade.

Derrame Pleural
É uma coleção de liquido no espaço pleural.Pode ser por uma liquido claro ou por sangue.
Aparece como conseqüência de uma doença primaria e nunca por si só.Exemplo pode ser uma complicação de tuberculose,pneumonia,tumores neoplasicos.

Manifestações clinicas
Habitualmente os sintomas são aqueles causados pela doença primaria. Uma grande quantidade de derrame pleural causará falta de ar e dor no local. A confirmação da presença do liquido é obtida por radiografia ultra-som,exame físico e toracosentese. Esta ultima é feita pulsionando-se o espaço pleural para remover o liquido colher uma amostra para análise e aliviar os sintomas.Quando a quantidade de liquido é muito grande,instala-se o dreno de tórax.

Cuidados com o dreno: Trocar o frasco a cada 24 horas da seguinte maneira:
1 pinçar o dreno 15 cm acima da inserção no frasco. 2 o frasco a ser colocado deve ser estéril,graduado em ml e composto por um selo de água de maneira que o tubo extensor de vidro fique submerso. 3 deve estar identificado com data e horário da troca. 4 conectar a extensão de látex no vidro. 5 despinçar o dreno.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
É quando o coração é incapaz de bombear uma quantidade suficiente de sangue para satisfazer as necessidades de oxigênio e nutrientes dos tecidos,existem dois tipos:

1. Choque cardiogênico: O volume de sangue total do organismo é diminuído ,exemplo hemorragias graves,desidratação grave,o que caracteriza o choque,o aumento da freqüência cardíaca e a queda da pressão arterial.

2. Insuficiência cardíaca congestiva: Caracteriza-se por uma diferença entre o volume que chega no átrio direito(vindo do organismo) e o que o coração consegue bombear de volta ao organismo.
Há portanto uma falência do músculo cardíaco no sentido de bombear o sangue para o organismo.

Causas: arteriosclerose coronária,hipertensão arterial,doença muscular degenerativa.

Manifestações clinicas
- Tonteira- Confusão mental- Fadiga- Intolerância ao exercício físico e ao calor- Extremidades frias- Oligúria

Metas da enfermagem com relação ao paciente
Promover o repouso físico e emocional.
Posicionamento:
- A cabeceira do leito deve permanecer elevada e os pés reclinados para baixo. - Aliviar a ansiedade noturna. - Evitar estresse.

Oxigenoterapia.
Orientação do paciente
Visa impedir a progressão da doença. Depois que sua insuficiência congestiva esta sob controle,o paciente é incentivado a reassumir as atividades que estava acostumado antes de sua enfermidade,principalmente seu trabalho.
No entanto,geralmente é preciso diminuir algumas atividades que lhe possam fazer mal;exemplo exercícios físicos,estress.
insuficiência renal
Aguda
Oligúria (/ 500 ml dia).
Uréia/creatinina/Na + K+
Edema
Ressecamento da pele
Prognostico bom
3 fases 1ª oligúria ( 3 a 10 dias)
Tratamentos diuréticos , dietoterapia
2ª diurética(+ ou – 30 dias)
3ª recuperação (2 a 3 meses para recuperação total).

Crônica
Oligúria ou anúria
Edema generalizado
Exames laboratoriais alterados
Na+ K+ Ur creat.
Confusão mental
Crises epiléticas
Ressecamento da pele e mucosas
Sonolência e prostração constantes.
Tratamento diálise (sanguínea hemodiálise) peritonial.
Transplante renal.

Insuficiência renal aguda
É a perda súbita e quase total da função do rim.Ocorre quando os rins são incapazes de remover as substancias tóxicas do organismo e estas se acumulam no sangue.
A I.R.A. manifesta-se por:- Exames laboratoriais alterados- Ressecamento da pele- Edema generalizado.
Possui um prognostico bom ou seja, é reversível quando submetida a tratamento medico.
Podemos distinguir três fases da doença.
1ª fase oligurica é quando o paciente apresenta a oligúria e todos os demais sintomas da doença.Esta fase perdura de três á dez dias.É tratada com diuréticos e dietoterapia adequada.
2ª fase diurética é quando o organismo começa a reagir ao tratamento e o paciente urina cerca de 2.500ml nesta fase,perdura-se um mês.
3ª fase de recuperação é quando o paciente já esta quase totalmente recuperado e retoma suas atividades normais,assim como a alimentação perdura-se de trinta á sessenta dias.
Refluxo de urina da uretra para a bexiga,refluxo de urina da bexiga para os ureteres e destes para os rins,contaminação fecal do meato uretral.

Insuficiência renal crônica
É uma deterioração progressiva e lenta na função renal,embora os sintomas propriamente ditos ocorram subitamente.
A principio os sintomas seriam muito semelhantes ao da insuficiência renal aguda,mas com o passar do tempo o paciente apresenta neuropatias resultando em:crise convulsiva,sonolência e prostração.
O prognostico é ruim,visto que em geral a doença não tem retorno.Este paciente devera usar de medicamentos diuréticos e fazer dietoterapia constantemente,assim como a realização de diálise que pode ser feita de duas maneiras,peritonial e hemodiálise. Uma outra opção seria o transplante renal.

Infecções do trato urinário
São uns grupos de infecção causadas pela presença de micro organismos no trato urinários,com ou sem sintomas. A infecção pode predominar na bexiga (cistite),na uretra(uretrite),na próstata ou no rim. O trato urinário normal é estéril exceto próximo ao orifício uretral.

GASTRITE
É a inflamação do estomago,decorrente de vários fatores:
Má alimentação,falta de alimentação,abuso do álcool e do fumo,uso de medicamentos,stress.
É um processo agudo que provoca queimação(Ásia),náusea,falta de apetite ou pode ser assintomática o tratamento é feito à base de antiácidos e alimentação adequada.

Ulcera péptica
É uma escavação formada na parede do estomago,duodeno ou esôfago,provocando dores,desconforto e às vezes sangramento.
Ocorrem devido à má alimentação,tipo sanguíneo e stress emocional.
O tratamento é feito com antiácidos,alimentação adequada e às vezes cirúrgica.

Constipação
É a diminuição do numero de evacuações,podendo ocasionar desconforto abdominal e ate obstrução intestinal pode ocorrer devido á má alimentação ou pode ser secundário a outras doenças intestinais.

Diarréia
É o aumento súbito do numero de evacuações,com perda da consistência das fezes,pode ocorrer devido à ingestão de alimentos irritantes,medicamentos,ou pode ser secundaria a outra doença intestinal.Na diarréia não á perda de muco e sangue e o quadro persistem por pouco tempo.

Desinteira
É um quadro semelhante à diarréia ,mas que é acompanhado de eliminação de muco e sangue.
Ocorre devido a processos infecciosos e persiste por vários dias.

Diabete mellitus
É uma patologia crônica,incurável e pode ser de dois tipos.
Ambas ocorrem em qualquer idade,independente do tipo,e é devido a uma perda de função do pâncreas.
Este órgão,que é responsável pela produção de insulina para de funcionar,deixando que o sangue atinja nível de glicose alto.

Diabete tipo 1 juvenil
É a mais grave,podendo ocorrer em qualquer idade.
O paciente desde o inicio tem o sangue com níveis altíssimos de glicose e precisa ser submetido ao uso de insulina subcutânea e fazer uma dietoterapia rigorosa.

Diabete tipo 2 ou adulto
É um tipo menos grave da doença,os pacientes em geral não necessitam do uso de insulina,mas somente de uma dieta adequada que impeça a glicose de subir a níveis altos no sangue.
Hiperglicemia: é quando a taxa de glicose no sangue esta alta;
Hiperglicemia: é quando a taxa de glicose no sangue esta baixa.

Cefaléia
É uma dor que se instala na região cefálica e que pode ser causada por vários fatores:
- Stress- Fome- Nervosismo- Ou ser conseqüências de doenças primarias
A dor se instala na região frontal,temporal e posterior do encéfalo,assim como pode também comprometer toda a região.Na maioria das vezes é curada por si só,pois é essencialmente conseqüente de outros fatores.

Aneurisma
É uma doença congênita ou adquirida através dos anos,caracteriza-se com um defeito na parede de um vaso cerebral provocando um enfraquecimento local.Pode haver um ou mais aneurismas na mesma região.
Os sintomas são produzidos quando o aneurisma aumenta e comprime os nervos cranianos ou quando o aneurisma se rompe causando uma hemorragia cerebral.O rompimento de um aneurisma produz uma cefaléia intensa e de aparecimento rápido,freqüentemente de perda de consciência por um período variável de tempo,pode haver:
- Dor- Rigidez da nuca e da coluna- Visão dupla- Cegueira- Zumbidos- Tonturas- Paralisação de meio corpo.
Se a hemorragia for muito intensa pode causar a morte.Este tipo de acidente vascular cerebral é mais freqüente na idade de 30 á 40 anos.

Doença de Parkinson
É uma alteração neurológica que afeta o controle dos movimentos é caracterizada por lentidão de movimentos,tremores e rigidez muscular.
As principais manifestações da doença são movimentos prejudicados,rigidez muscular,tremor,fraqueza e ausência de reflexo.
Distrofia muscular degenerativa
É uma doença crônica caracterizada por um enfraquecimento progressivo,atrofia dos músculos esqueléticos ou voluntários.
A doença é progressiva e o paciente geralmente chega ao óbito devido á parada respiratória.

Crise convulsiva
É um episodio de atividade motora ou psíquica anormal que é conseqüência de uma descarga excessiva proveniente nos neurônios celebrais.
Pode ser causada,falta de oxigenação,traumatismo de crânio,hipertensão,infecção do sistema nervoso insuficientes renal,tremores cerebrais,febre muito alta.
Durante a crise o paciente corre risco de ter falta de oxigenação no cérebro,vômitos e aspiração pulmonar.

Epilepsia
É uma doença caracterizada por crises convulsivas freqüentes.
Traumatismo craneocefalico T.C.E
Os traumatismos de crânio englobam os ferimentos do couro cabeludo do crânio e o da massa cerebral,ocorre freqüentemente nos acidentes de transito.
Pode haver somente corte do couro cabeludo como também pode ocorrer fraturas dos ossos cranianos,como comprometimento da massa encefálica.
Quando se atende o t.c.e. deitar o paciente em uma mesa dura ou maca deixando o corpo alinhado e imóvel.

Traumatismo raquimedular
É uma lesão da medula espinhal que pode ocorrer em qualquer ponto e dependendo deste, causa muito ou pouca seqüela.Os sintomas são:
- Perda sensorial total- Paralisia motora abaixo do nível da lesão- Perda do controle vesical e intestinal

DERRAME
É a perda súbita da função cerebral. Costuma ser provocado por alguns destes quatro motivos.
Trombose: o coagulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo do cérebro ou do pescoço.
Embolia cerebral: um coagulo de sangue, ou outro material transportado vindo de outra parte do corpo.
Diminuição do fluxo: sanguíneo em uma região do cérebro.

HEMORRAGIA CEREBRAL
- Fatores de risco- Idade avançada- Hipertensão - Doença cardíaca - Diabete
Manifestação clinica
O derrame pode produzir muitas deficiências neurológicas como:
- Perda dos movimentos- Perda da comunicação - Deterioração da atividade mental
Problemas especiais dos pacientes neurológicos
1 - Cuidados com a pele para prevenção de escaras, realização de mudança de decúbito, massagem de conforto.2 - Necessidades nutricionais se houver distúrbio de deglutição é conveniente alimentação por sonda.3 - Higiene oral, quando o paciente respira freqüentemente pela boca as estruturas bucais tendem ressecar, por isso os lábios a língua e as gengivas devem ser lubrificadas freqüentemente.4 - Cuidados com eliminação, muitos pacientes apresentam incontinência urinaria e fecal, necessitando de cuidados higiênicos mais intensos.5 - Consideração psicológicas, o paciente pode desenvolver altos níveis de stress e pode haver agressão da auto estima sendo necessário apoio psicológico.
O paciente inconsciente
Inconsciência é uma condição na qual existe depressão da função cerebral variando desde o torpor.
No torpor o paciente apresenta aborrecimento quando estimulado por sensação dolorosa ou auditiva.
No caso do coma profundo o paciente não responde a qualquer reflexo é ausente.

Processo de enfermagem
- Avaliação- Entrevista- Historia de vida- Nascimento- Infância- Doenças da infância- Adolescência
Vida adulta- Acidentes pessoais- Cirurgia
Historia familiar
- Pai- Mãe- Irmãos- Parentes próximos- Problemas de saúde
Historia da doença atual
- Inicio- Desenvolvimento- Tratamentos já realizados

Exame físico
- Diagnostico de problemas do paciente (físico e psicológico)- Planejamento- Planejar ações com objetivo de minimizar os problemas diagnosticados
Estacionamento de metas: O porque de cada passo, planejamento.
Implementação: Por em pratica as ações pré estabelecidas durante o planejamento.
Avaliação dos resultados: por em pratica o que foi conseguido e o que não foi, discutindo novas formas de abordagem dos problemas não selecionados.

DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
Descrição dos procedimentos:
1 técnica de isolamento 2 técnica de lavagem das mãos na unidade de isolamento. 3 técnica de vestir avental para entrar no quarto de isolamento. 4 técnica de transporte do paciente acamado em quarto isolado. 5 técnica para recolher o lixo de dentro do quarto isolado. 6 técnica para recolher roupa suja de dentro do quarto isolado. 7 técnica para retirar a mascara ao sair do quarto isolado. 8 técnica para retirar o gorro ao sair do quarto isolado. 9 técnica para retirada do propés. 10 técnica para sair do quarto.

SALMONELOSE Definição: salmonelose é uma forma de intoxicação alimentar que é causada de ingestão de alimentos contaminados pelo agente infeccioso.
Modo de transmissão
Direto: ingestão de alimentos contaminados com fezes (água, carne de galinha, porco, vaca e leite).
Indireto: pessoas com mãos contaminadas que contaminam os alimentos.
Sintomatologia: possui três síndromes.
1. febre entérica: o quadro clinico se caracteriza por diarréia e febre.2. Gastrenterite: quadro clinico se caracteriza por febre, cefaléia, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarréia e desidratação. 3. septicemia: o quadro clinico se caracteriza com febre alta, calafrios, dores abdominais, desinteira, pneumonia, artrite e meningite.
Profilaxia: cozinhar os alimentos, refrigerar os alimentos preparados, isolamento do doente e remoção adequada de fezes humanas.

MENINGITE MENINGOCÓCICA Sintomatologia: febre alta, náuseas e vômitos em jato, cefaléia intensa, irritabilidade, confusão, delírio, convulsões e até o coma, rigidez de nuca, ombros e costas.
Durante o curso da doença podem aparecer problemas motores, hemiplegias, surdez e paralisia do globo ocular.
Profilaxia: isolamento total do paciente, vacinação, controle dos comunicantes.

DIFTERIA Atinge de preferência populações de hábitos higiênicos precários e na faixa etária até dez anos de idade.
Provoca grande mortalidade, incidem mais nos meses frio do ano.
Transmissão: efetua-se geralmente por contato direto com o doente através de gotículas de saliva, o contato indireto ocorre por meio de alimentos contaminados.
Sintomatologia: dor localizada, febre moderada, prostração.
A infecção se localiza nas mucosas do nariz ou faringe e o local apresenta placas brancas acinzentadas.
Profilaxia: como a difteria é uma doença transmitida pelas vias respiratórias e secreções o paciente deve permanecer em isolamento total respiratório pó 14 dias.
Os comunicantes crianças devem permanecer em quarentena por 10 dias apartir do contato.
Vacinação: são aplicadas três doses com intervalo de dois meses entre cada uma.
1ª Dose 2 meses2ª Dose 4 meses3ª Dose 6 meses1ª reforço aos 18 meses

LEPTOSPIROSE
Definição: é uma doença infecciosa aguda que acomete o ser humano principalmente na época das chuvas e também caracterizado como profissional, pois é freqüente em trabalhadores de esgotos, charques e arrozais.
Modo de transmissão: por contato direto ou indireto com ratos e cães contaminados.Esses animais excretam a bactéria da leptospirose na urina e á sobrevivência do microorganismo em águas (rios, lagos e esgotos).
Sintomatologia: inicio súbito de febre, calafrios, mal estar, dores no corpo.
Na forma mais grave da doença há icterícia e urina colúrica com confusão mental.
Profilaxia: Extermínio de ratos, limpeza e eliminação de locais alagados, uso de luvas e botas em trabalhadores desses locais.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá!
Seu site possui um ótimo conteúdo!
Parabéns..
Quando der passa no meu tambem!Tem tudo a ver!
Ate+ ...